segunda-feira, 9 de outubro de 2017

SEMANA DA CRIANÇA E DOS PROFESSORES JANAÚBA: UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA


Nesta semana do dia da criança e dos professores a palavra escrita é de alerta. Alertemo-nos.

Como que alguém pode colocar fogo em uma creche e depois se matar? As causas desta loucura devem ser investigadas. As causas não são divinas. As causas são terrenas!Deus não deseja que ninguém cometa este tipo de desatino. Um segurança que estava afastado das suas funções e já apresentava desequilíbrio emocional, espalha gasolina pela creche e ateia fogo. Ao ouvir uma notícia como essa ficamos perplexos. Imaginem! Todos os dias das suas vidas as mães que perderam seus filhos lembrarão que não poderão nunca mais levá-los à escola!Não podemos perder o foco. Porque o assassino estava solto, trabalhando em uma creche, tendo um quadro diagnosticado de perturbação emocional?

Estas crianças não crescerão como nossos filhos. Aos familiares restam o lamento e as lágrimas.

Em seus sonhos as mães de Janaúba arrumarão seus filhos como todos os dias de manhã, mas acordarão angustiadas. As cenas de que eles pudessem estar vivos, eram apenas um sonho. Seus filhos foram queimados. Imagino os gritos destas crianças sendo consumidas pelo fogo. As lágrimas tomarão conta dos dias destas mães. As lágrimas tomarão conta da vida inteira destas famílias. A saudade destas mães será o livro de cabeceira.  Quais eram as condições da creche diante de uma possível catástrofe? Não podemos confiar de jeito nenhum em nossos homens públicos. Com raras exceções. Não podemos deixar a vida dos nossos filhos nas mãos destes homens públicos que exibem vaidades e indiferença com o cidadão comum. Constatou-se que a creche não tinha extintor e nem laudo técnico de segurança.

 Quantas creches funcionam neste país sem condições de receber nossos filhos? Vocês, pais, têm noção disso?  Não podemos esperar a próxima tragédia. Não podemos fazer de conta que está tudo bem, pois este nosso descaso com nossos interesses um dia pode nos pegar na curva. Até quando vamos investir na sorte? Vamos nos solidarizar, nos comover com a tragédia de Janaúba e até agradecer a Deus que não tenha sido com um de nós. A vida não é um jogo de azar. Deus não deseja que passemos indiferentes diante da vida. Não podemos esperar que os outros façam aquilo que devemos fazer. Além de deixar seu filho na creche onde ele passa o dia,você sabe das condições da escola? Quem cuida do seu filho? A tragédia da boate Kiss e da creche de Janaúba aconteceram porque alguém fez de conta que não viu as irregularidades.

A sensação de que a justiça não se faz neste país aumenta a cada dia. Infelizmente a palavra que não quer calar é“impunidade”.


Os funcionários defenderam as crianças com suas vidas. A Professora Heley de Abreu Silva Batista entrou em luta corporal com o louco. Morreu horas depois da tragédia com noventa por cento do corpo queimado. Nossa homenagem à professora Heley. E aqueles que sobreviveram ao massacre carregarão na memória a dor que sentiram seus amiguinhos que partiram. Lembrarão que tudo poderia ser diferente.  Ora, logo eles seriam adolescentes, logo seriam adultos e constituiriam família... Faz-se urgente andamos com nossa história e não a tutelarmos a ninguém. Deus gosta de gente ativa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário