Desde
muito criança me achava estranho. Achava-me estranho de tanto os adultos me
chamarem de estranho. Na verdade a palavra não era “estranho” e sim “retardado”.
Eu sempre ficava pensando o que queria dizer esta palavra. Como não sabia seu
significado, achava que poderia ser um elogio. Com o passar do tempo fui
percebendo que retardado tinha um sentido pejorativo. No meu caso, eu tinha
dificuldade de assimilar o que se ensinava na escola. Era um pouco lerdo. Demorava um
pouco mais de tempo do que meus amigos para aprender. O dia que escrevi meu
primeiro número na aula de matemática foi o oito deitado ainda, pois deveria
ser na vertical. Oito na horizontal é de matar. A cada erro a palavra retardado
ia crescendo de tal forma, que com o tempo tomou conta de mim. Sentia-me
realmente retardado.
Tem
adulto que deveria tomar cuidado com a palavra dita. Penso que tem gente adulta
que não sabe que a palavra pronunciada vem carregada de sentimentos. Um dia, a
direção da escola chamou meus pais e disse que eu tinha dificuldade de aprender
e que estava muito atrasado no aprendizado em relação ao resto dos alunos da
sala. Algum adulto comentou entre dentes “será que ele é retardado”? Depois
daquela reunião, escondido dos meus pais, chorei achando que era retardado.
Chorei, mesmo não sabendo o significado desta palavra. Sabe, passado tanto tempo,percebo
que naquela época não sabia escrever o número oito certo e nem escrever
palavras corretas, mas sabia tocar os instrumentos da bandinha da escola. Ouvi
que tocar instrumento só podia ser coisa de retardado mesmo! Tem adulto que
deveria pensar muito antes de dar sua opinião sobre o comportamento de uma
criança. Ter cuidado. Ter carinho. Ter sensibilidade. Até hoje quase que escuto
os professores falando:
— Ele
não consegue se concentrar quando estou ensinando.
—Os
amigos de sala terminam a lição e ele mal começou a fazer.
—Ele
não para quieto na carteira.
—Ele
atrapalha o andamento do aprendizado da sala.
—Além
de não aprender, está ficando indisciplinado. Deve ser retardado.
—Troca
as letras. Confunde f com g. Confunde x com ch.
Com
o tempo fui ganhando o fundo da sala de aula,onde normalmente se encontram os
estranhos. Com o tempo comecei a faltar
e a esconder da minha mãe que tinha faltado à escola. Quando aparecia, era
deixado de escanteio. Os amigos dos anos iniciais de escola foram se tornando
estranhos. Com o tempo abandonei a escola. Abandonei por muitos anos. Nome
técnico: desistente. A palavra “retardado” me perseguiu
por muitos anos. Trouxe-me insegurança. Trouxe medo. Trouxe timidez. Afastou-me de pessoas que amava.
Depois
de adulto descobri que tinha outras habilidades além de escrever o oito
deitado. Tornei-me um adulto feliz.
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