quinta-feira, 6 de setembro de 2018

MAS MUSEU SÓ TEM COISA VELHA, PÔ

Quem não ouviu frases depreciativas em relação a museus? Ouvimos muitas! “Quem gosta de coisa velha é museu.” Talvez essafrase seja a mais conhecida de todas, mas háainda outras pérolas que evidenciamum pouco da nossa ignorância. Outra frase conhecida: “Nossa, está parecendo coisa de museu”. E assim vai... São frases que depreciam a memória e a velhice de uma tacada só!

O Museu Nacional, que se localiza na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, estava caindo aos pedaços há décadas. A última reforma, de verdade, que aconteceulá foi em 1955. As frases acima cunhadas têm sentido quando olhamos o quanto os museus recebem de verbas públicas para serem mantidos. São valores desprezíveis que desconsideram todo o valor cultural que esses guardam. Os nossos museus estão realmente velhos. Descuidados! Outros incêndios virão, com certeza, e outros museus serão destruídos.

Agora, depois da tragédia,começam a aparecer verbas que antes não existiam. Discursos velhos reaparecem com roupagem nova, até a tragédia desaparecer da mídia. Aí, tudo continua velho e caindo aos pedaços, inclusive alimentando nossa mentalidade nacional de que museu é coisa velha. Coisa velha não merece nenhum respeito. Não merece atenção.

Museus servem para educar.

Na década de 1990, levamos centenas de alunos de escolas estaduais do Estado de São Paulo para conhecer algumas cidades históricas de Minas Gerais. Estudo de campo comum grupo de professores de disciplinas diferentes e que envolvia o Ciclo do Ouro, com cada disciplina trabalhando um tema. Um trabalho sensacional. As falas de todos os guias que nos acompanhavam denunciavam o abandono dos museus e igrejas históricos de Minas Gerais. Peitorais barrocos de igrejas e casarões caindo ou pendurados diante do descaso.

Os olhos dos nossos alunos brilhavam diante das obras de Aleijadinho, em Congonhas. Brilhavam quando se defrontavam com as igrejas históricas imponentes,carregadas de memórias. Quando viajamos, além da aparência daquelas paredes antigas,descobrimos que aquilo que achávamos velho não era tão velho assim. Rica em cultura,ali,naquela estrutura,está estampada a escravidão que dizimou muitos de nós. Lá,naquelas portas, esculturas e janelas coloniais estavam estampados a ganância e o poder,conseguidos a qualquer custo. Vidas ceifadas. Se, de fato,quisermos construir uma memória nacional, não podemos continuar achando que museu é só passado e cheio de quinquilharia.

Ao visitar o Museu do Ipiranga, em São Paulo,com alunos de escolas estaduais,fomos avisados pelos responsáveis da instituição, na época, que não podíamos conhecer o jardim –o qual é semelhante ao jardim do Palácio de Versalhes –, pois poderíamos ser atacados por trombadinhas. Absurdo! Depois de tantas visitas escolares a espaços culturais e históricos, constatávamos que os alunos estavam diferentes. Estavam mudados, transformados. Viam museus e patrimônios históricos com outros olhos. Conhecimento. O “velho” era trocado pela vontade de descobrir aquele mundo que estava ali e trazia tanta informação. O fogo apaga nossa memória para sempre! Qual o próximo museu a pegar fogo no Brasil? Como faz falta educação de boa qualidade!


P.S.: “...velho é seu passado!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário