terça-feira, 18 de setembro de 2018

NUNCA DESISTA... SEMPRE RESISTA!



No texto que escrevo falo sobre sonhos. Há quase um ano conheci a professora Valéria Leite na bela cidade de Recife, em uma manhã de muito calor! A professora Valéria tentava mostrar seu trabalho –que já há algum tempo queria apresentar –, realizado durante anos em sala de aula, com alunos que apresentavam defasagem de aprendizado. Incansável na tentativa de mostrar aos amigos de profissão o seu jeito de alfabetizar,recebia indiferença. Muitos opinavam sem ao menos ter lido seu projeto,mesmo com toda evidência de fartos registros de sucesso com os alunos, com seu jeito de ensinar as palavras. As autoridades que ela procurava para mostrar seu trabalho não a recebiam. Estavam sem tempo. Recebeu alguns “nãos” de subalternos e afirmativas de que esse projeto não tinha futuro.

Como alguém que trabalha com educação não sabe ouvir? Como um educador opina sobre um projeto sem ter lido? Muitas portas se fecharam para a professora Valéria Leite, na sua tentativa de mostrar seu jeito peculiar de alfabetizar seus alunos.Mesmo diante das negativas, ela não desistiu da ideia de que aquele projeto tinha que ir além da sua sala de aula. Agora, imaginem quantos projetos em escolas neste país estão acontecendo e não são vistos. Desprezados! A falta de vontade política não deixa. A burocracia burra não deixa. Muitos não querem mudar essa situação para manter seu statusquo. Privilégios. Não pensam na comunidade, pensam em si. Mesmo assim, milhares de professores não desistem! A Valéria Leite está entre esses professores.

Prestem atenção nesta história aparentemente fantasiosa, mas verdadeira. Uma amiga de Valéria contou a um amigo sobre a luta da professora para mostrar seu trabalho sobre alfabetização. O sujeito se interessou pelo projeto e disse que tinha uma pessoa que poderia ajudá-la. Aí é que eu entro nessa história. Fui a Recife conhecer a professora Valéria. Eu a ouvi atentamente por um bom tempo.Ela falava de seu projeto com entusiasmo e alegria. Os olhos brilhavam. Olhos também que umedeciam diante das recusas que recebera. Nunca desistiu.Trocamos ideias de como poderia materializaraquele seu trabalho. Aceitou algumas sugestões.Saí de Recife com a tarefa de transformar aqueles registros de trabalho em dois livros: o livro do professor e o do aluno. Vencemos a primeira etapa. Entreguei o trabalho depois de quase um ano. Foi gratificante.


                                                              Professora Valéria Leite 
P.S.: não posso me esquecer de citar a professora Fernanda Cardoso que, durante esse tempo, foi companheira de Valéria Leite nessa luta para ela ser reconhecida; também, agradecer o companheirismo do marido da professora Valéria, o senhor Valmir, que sempre caminhou ao seu lado. 

3 comentários:

  1. Importante acreditar e confiar nos seus projetos de vida. Neste caso em especial um projeto educacional já com um resultado positivo. No entanto a ignorância esta na acomodação das pessoas e no desinteresse de arriscar e ignorar projetos que no caso facilitao a alfabetização. Parabéns pelo projeto e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Forte e emocionante texto!!! Revivi toda a luta ao lado dessa mulher guerreira que tenho a honra e o privilégio de ser sua irmã, e que nunca desistiu de seu sonho: "ERRADICAR O ANALFABETISMO NO JRASIL COM O SEU MÉTODO "ALFABETIZAR EM 90 DIAS" estou e estarei sempre ao seu lado porque também acredito na realização desse sonho!!! Tudo tem o seu dia e a sua hora!!! DEUS coloca ANJOS em nossas vidas pra nos auxiliar e nos enviou Eloizo e você Professor Marcos para que o primeiro passo fosse dado para a concretização do referido sonho. É muita emoção!! Só me resta agradecer, do fundo do meu coração e louvar a Deus por suas vidas!!! Obrigada!!! Obrigada!!! Obrigada!!! Brasil, nos aguarde!!! O "ALFABETIZAR EM 90 DIAS" está chegando!!! Forte e carinhoso abraço Professor Marcos!!!
    Carinhosamente,
    Fernanda Leite

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga irmã, vc merece tudo de bom especialmente por esse projeto expetacular, Deus lhe abençoe sempre bjusss

    ResponderExcluir