sexta-feira, 19 de maio de 2017

DAS SESMARIAS À OPERAÇÃO LAVA A JATO

Acreditar que o Partido dos Trabalhadores inventou a corrupção é uma grande ilusão. Ilusão que pode levar à desilusão. Todos os partidos praticam caixa dois. Acredito que seja sem exceção.
Acreditar que, com a prisão do Lula a justiça esteja feita, é outra grande ilusão. Não que Lula não deva ser investigado ou até condenado se tiver culpa, mas a corrupção está impregnada em todos os setores da sociedade brasileira. Prefiro ter esta visão global da corrupção,para depois não me sentir enganado.

A “Lava Jato” anda prestando um desserviço quando seleciona informação e a imprensa divulga com a intenção de mostrar que os políticos são os mais corruptos da sociedade. Porém, um aspecto positivo dessa operação é mostrar que empresários também são corruptos. Ninguém se corrompe sozinho.

Os empresários que traficavam escravos no período colonial para manter seus ganhos volumosos corrompiam as autoridades imperiais. Corrupção não se pratica sozinho.
Outra coisa que a “Lava Jato” trouxe de interessante é o discurso fácil: a culpa é do outro. Corrupto é o outro. Quem não presta é o outro. É sabido que uma boa parte do eleitorado vende seu voto. E vende descaradamente.

Diante de uma blitz policial, se houver alguma irregularidade e for dada uma brechinha, rola uma corrupçãozinha. Uma avaliação honesta, no mínimo, é nos colocarmos dentro deste contexto. Como nos comportamos como cidadãos diante da corrupção? 

No Brasil, desde as Sesmarias até agora se confunde bem público com bem privado. Parece que um é extensão do outro no que têm de pior.

Não se iluda que as coisas vão mudar em um piscar de olhos. Não quero vê-lo depois dizendo que aqui tudo termina em pizza. Outra observação, o Brasil não criou a corrupção. Ela existe nos quatro cantos do mundo. Desde sempre.


Aécio, Temer e outros, a casa caiu... e vai cair para mais pessoas que vão aparecer neste caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário