quinta-feira, 11 de maio de 2017

AS MÃES SÃO EXTRAORDINÁRIAS


Mãe é sempre um porto seguro. Na comemoração dos dias das mães, quase sempre falamos sobre o quanto elas são extraordinárias. Rasgamos o verbo. Enchemos de elogios. Elogios todos eles merecidos. Pense comigo: uma mulher que durante meses carrega aquele pimpolho dentro de si só pode ser extraordinária. Este momento de conceber é sonhado durante uma vida. Este sonho nasce antes dos nove meses. É um projeto de vida. Mãe corre riscos pelos seus filhos. Nada mais justo de que enchê-las de elogios. Ora, esta dedicação não para aqui, ela vai além. Muito além. Mãe é um sentimento único, só quem é mãe sabe. Um homem pode respeitar o ato de ser mãe, mas nunca saberá o que é o sentimento de ser mãe. Elas fazem loucuras pelos filhos. Mãe não merece sua indiferença.

Entenda o que é este sentimento de ser mãe: Uma mulher entra em um orfanato em busca de ser mãe e vê em sua frente centenas de crianças. Crianças de idades diferentes umas das outras. Crianças de etnias diferentes.  Crianças que chamam a atenção pelo sorriso. Crianças que chamam a atenção pelo brilho dos olhos. Crianças que agarram nas suas perna se se mostram disponíveis. Os olhos daquela mulher ficam carregados de brilho e muita emoção e pensa que todos poderiam ser seus filhos. Diante da impossibilidade de tal loucura passa os olhos pela sala e escolhe seu filho num cantinho, um filho com Síndrome de Down. Mãe tem um sentido imensurável de acolhimento. Deseja seu filho com alma. Defende-os com a alma. Não é fácil para os homens entenderem este sentimento de ser mãe. 

Outro dia no noticiário,vi uma mãe que abandonou seu filho recém-nascido ao relento, dentro de uma caixa de sapato. A primeira reação diante de um ato tão desumano é desaprovar esta mãe. Muitas vezes com impropérios. Mas até num gesto triste como este, o abandono, a mãe pensou em seu filho.  Talvez ela tenha pensado que seu filho seria acolhido por outra mãe, que daria a ele uma vida decente que ela não poderia dar. Talvez por desequilíbrio emocional. Talvez por condição social difícil. Esta mãe sofre em sua resignação, mas proporciona uma alegria a outra família. Talvez por este motivo não devêssemos julgar um mãe sem conhecer sua história...

Enfim, mãe é mãe e todas elas merecem a nossa homenagem no seu dia. Vamos dizer a elas tudo de bom que elas gostariam de ouvir:

— Te amo, mãe!

— Mãe, você é tudo pra mim.

— Obrigado, mãe!

E por ai vai... Olha só o sorriso que ela estampou no rosto. Mãe merece atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário