terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

MANDRAKE ENTRE AS MÚMIAS E A ESPIONAGEM



Quem nesta vida já não leu um gibi ou uma tirinha de jornal? Quem nunca leu, bom sujeito não é! Não deve ter imaginação nenhuma... ainda há tempo, leia!

Saindo dos horrores deAuschwitz, entrei de cabeça na leitura das aventuras do mágico Mandrake e seu parceiro Lothar. Mandrake é um herói do tipo “bom moço” – comportado. Lothar, um escudeiro leal. Pau para toda obra,com poderes simples e diferentes dos heróis de hoje. A principal arma do ilusionista é a hipnose, a qual usa para obter a verdade dos malfeitores. Eles não resistem ao olhar hipnotizador de Mandrake, entregam rapidinho todo o jogo maléfico. As tiras diárias de Mandrake começaram a ser publicadas na década de 1930. O criador do personagem foi Lee Falk...Recebi de presente do Edílson (meu amigo livreiro, um vendedor de sonhos) um almanaque com duas histórias do extraordinário Mandrake: “Mandrake entre as múmias” e “Fábrica de boatos”. Boas histórias. Não sei se as crianças ainda colecionam gibis – talvez, hoje, tenham recebido outros nomes.Eu e meu samigos colecionávamos gibis e fazíamos trocas daqueles que não tínhamos. Essa troca de gibis era um momento de diálogo e convencimento. Alguns amigos com mais dinheiro vendiam seus gibis a preço de ouro (risos). O interessante do gibi é que ele despertava a leitura,mesmo que sua intenção não fosse essa. A primeira história leva o leitor a um passeio pelas pirâmides e os mistérios do Oriente. Um tempo tão diferente e distante da nossa cultura. “Fábrica de boatos” vem carregada de um viés ideológico– viés ideológico agora é moda! Mandrake tem a missão de descobrir, para o governo americano,boatos falsos espalhados por um centro de nazistas infiltrados no país, para desmoralizar os soldados que estão no front da Segunda Guerra Mundial. A intenção dos nazistas é criar confusão e confundir os americanos,colocando a tropa americana em descrédito. Mandrake e seu ajudante Lothar são imbatíveis. Desvendam a fábrica de boatos nazista e seu QJ e ganham a luta. Muita emoção. Vale a pena ler.

P.S.: outra habilidade do ilusionista Mandrake é se tornar invisível. Os inimigos ficam desorientados diante de tal poder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário