segunda-feira, 2 de julho de 2018

SEM NOÇÃO



Alguns amigos às vezes não têm noção nenhuma –nenhuma mesmo! Não têm desconfiômetro! Tem aqueles amigos ou amigas (“mala”) que falam uma bobagem atrás da outra. Diante de tanta besteira, a companheira ou companheiro dá um cutucão por debaixo da mesa. Eles não percebem que estão sendo desagradáveis, criando um clima constrangedor. Ao grupo de amigos resta apenas desconsiderar. Fazer de conta que é tudo brincadeira. Quando a amizade entre eles é antiga, logo tudo vira uma gozação... Um alívio. Agora, quando o sem noção é novo no grupo e a pessoa não se toca, a chatice chega até a dar um suador na gente. Dá até vontade de dizer em voz alta:“Cala a boca, meu! Você é um sem noção.”

Tem aquele sem noção que, na primeira visita que faz à sua casa,gosta de algum objeto(uma caneca, um bichinho de pelúcia etc.) e, descaradamente, diz:“Gostei tanto daquilo, dá pra mim!”A dona da casa fica toda sem graça. O pior de tudo é quando o objeto desejado pelo seu amigo sem noção some da sua casa. O que pensar? Chega a ser desconcertante. Será que foi a pessoa que pegou? O decepcionante é quando você vai visitar esse amigo pidão e aquele seu objeto que estava na sua casa está exposto na estante do cara de pau. Tenho uma amiga que não teve dúvidas quando encontrou seu bichinho de pelúcia na cama da “amiga”,pegou de volta sem que a sem noção (larápia) percebesse 

E aquele sem noção que é convidado para um jantar ou almoço na sua casa e, bem antes de ser servido, começa a perguntar se tem cebola na comida. Se tem pimenta. Se tem alho. Se tem... O chato não gosta de tempero. Puta falta de educação se comportar dessa forma. O dono da casa fica desconcertado. Alguns anfitriões, diante do sem noção desse tipo,fazem outra comida. Gentileza. Você faria? Tem aquele sem noção que fala em nome do filho mal-educado. Ele não gosta de feijão. Ele não gosta de arroz. Ele sempre foi difícil para comer. O moleque chega a estar amarelo empombado. Ele gosta mesmo é de salgadinho. Fala sério! O que ele come bem mesmo é o lanche do McDonald’s. A visita, de tão sem noção, não percebe que aquele gesto de fazer comida pode ser uma forma de selar uma amizade. Uma forma de mostrar gratidão. Uma forma de mostrar carinho.

O sem noção espertalhão é demais. Ele ajuda a organizar a lista do churrasco do final de semana entre amigos. Bom samaritano. A impressão que se tem é que ele vai trazer quase todos os apetrechos do churrasco. No dia D,na hora H, ele aparece de mãos vazias. Cara de pau! As desculpas são muitas: o mercado estava fechado; deu problema no cartão;alguém ficou doente e não deu tempo de comprar nada. Todas as desculpas são para tirar o corpo fora do compromisso assumido com os amigos. Agora, dentre todos os sem noção, o pior é o fofoqueiro invejoso. Esse destrói amizades duradoras. Afasta amigos. Propaga mentiras. Esse tipo de sem noção parece que tem prazer em destruir um ambiente legal de amigos e família. Esse tipo de gente precisa de cuidado terapêutico. Em alguns casos, psiquiátrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário