sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O Cruzeiro do Carmelo

Sem duvida a Igreja Católica cumpriu seu papel de catequizar, desde o início da colonização. Em Cotia isso não poderia ser diferente.
O trecho abaixo é a transcrição do diário do Carmelo de Cotia, que relata o dia em que o cruzeiro foi levado da Praça da Matriz para lá (28 de setembro de 1969).
“Abriu-se a clausura para o chacareiro. Às 15 horas, mais ou menos, foi chegando a procissão com centenas de pessoas. Muitos homens, a começar pelo Sr. Vice-Prefeito, Dr. Valdemar, e o Rev. Vigário Pe. Enda; carregaram o cruzeiro, que tem treze metros de altura, e nos braços, estão gravadas as palavras: Salva tua alma. Falava no alto-falante o Rev. Pe. Albertine: agradeceu a D. Ana Macieira o ter dado o cruzeiro e agradeceu ao Carmelo por ter cedido para o colocar; falou muito bem da vida contemplativa. Ao colocar o cruzeiro no buraco com auxilio do guindaste, houve fogos, palmas e os sinos repicaram. O povo irá cooperar para fazer um pedestal e torná-lo luminoso. Será a recordação da Missa pregada pelos Pes. Redentoristas. Logo em seguida os Rev. Pes. levaram a imagem de N. Sra. Aparecida no locutório para nos abençoar. Conversaram conosco um pouco e depois se despediram”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário