terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Bandas Jazz XV de Agosto e Ritmo Continental


Encontros das bandas no Clube Recreativo, que pertencia à Cooperativa Agrícola de Cotia. O salão ficava próximo à Rua Joaquim Horácio Pedroso, ao lado do posto de saúde central. As bandas Jazz XV de Agosto e Ritmo Continental embalaram as festas da cidade por muitos anos. Conta Antônio Lopes Navarro, o “Abobrinha”, que logo que chegou à cidade, nos anos 50, passou a fazer parte da Banda XV e teve que aprender a música Pau D’água, que fazia sucesso entre os freqüentadores do Clube Recreativo.

Formação da banda Jazz XV de Agosto: Zucão (cantor), Canuto Passos (trombone de vara), Valdemar Gonçalves, o Praia (bateria), Osvaldo Passos (sax e clarinete), Laudelino Passos (sax), Butina (bateria), Ovídio Passos (bôngo), Cuitelo (pistão), Antônio Lopes Navarro, o Abobrinha, (cantor). Era uma cidade musical.

A Banda Jazz XV de Agosto, sempre fazia suas apresentações no Esporte Clube Portão. O cantor era o Abobrinha, Laudelino e Osvaldo Passos no sax. Nessa época o clube localizava-se à Rua Macapá.

Outro local que a Banda Jazz XV de Agosto fazia suas apresentações no Clube das Graças, no Morro Grande. Na guitarra, o “Zé Lenha”. Era raro “o sábado que não tinha um bailinho”, diz Abobrinha. Os ritmos mais solicitados pelos dançarinos eram o bolero, a música romântica, o samba e o samba-canção.

Outra banda de sucesso era a Ritmo Continental. Apresentavam se no Clube Santa Cruz. Formação: Toninho Medeiros (sax) e Flávio (bateria); em pé, de esquerda para direita – Abobrinha (cantor), Vespa (contra-baixo), Ewaldo Fecchio (sax), Marcos Savioli (clarineta), Ditide (trombone de vara). Além dessas bandas, existia outra chamada Vosso Jazz, que era composta pelos músicos mais antigos e experimentados da cidade.


2 comentários: