quinta-feira, 28 de maio de 2020

LIBERDADE DE IMPRENSA, SEMPRE!




Na última visita do chefe do budismo tibetano no Brasil, o Dalai Lama, tive o prazer em conhecê-lo, no Templo Zu-Lai em Cotia. Sempre uma fala centrada objetivamente na preservação da vida humana. Um defensor ferrenho dos regimes democráticos e da liberdade de imprensa. Ouvir o Dalai Lama falar sobre cidadania eleva a alma. Nessa mesma época concedeu uma entrevista enfatizando a importância da liberdade de imprensa e a ilustrou usando como exemplo a tromba de um elefante. A tromba, que busca muitas vezes o que não é visto e o traz à tona.

CERCADINHO DO TERROR
Os jornalistas do cercadinho do presidente, todos os dias têm sido hostilizados no Alvorada.É triste constatar que o maior incentivador destes ataques ostensivos à imprensa seja o Presidente Jair Messias Bolsonaro. Sempre visivelmente irritado com as indagações dos jornalistas, não aceita ser questionado. O pretexto usado pelo presidente é de que a imprensa é mentirosa e o persegue. Trilhando seu caminho de intolerância e ódio, vêm seus apoiadores com um caminhão de impropérios proferidos aos jornalistas. É visto com clareza que alguns bolsonaristas gritam alucinados em completo êxtase: comunistas, vagabundos, safados e aí vão os diversos palavrões. Os jornalistas no cercadinho mantêm a postura e o silêncio, comportando-se com a maior civilidade do mundo. A que ponto de fanatismo chegamos?

INDIGNE-SE
Agora é ahora de se posicionar e se solidarizar com os jornalistas que exercem seu trabalho com dignidade. Um governo eleito democraticamente não pode ter medo da imprensa livre. O que se esconde por trás deste medo da imprensa? Os jornalistas não podem se acuar diante das intimidações dos lunáticos do cercadinho do ódio. Aludindo à tromba do elefante do Dalai-Lama, a imprensa tem que continuar trazendo à tona todas as informações possíveis,evitando que se esconda qualquer coisa de baixo do tapete. A liberdade de imprensa é um dos alicerces da democracia.A maioria dos brasileiros não compactua com essa agressividade com os jornalistas, vistas todos os dias. São cenas humilhantes.

PS: A cada dia os traços autoritários e antidemocráticos do presidente evidenciam-se mais e mais.

Marcos Martinez


Nenhum comentário:

Postar um comentário